O que é ansiedade de desempenho e como lidar com ela?

A ansiedade de desempenho refere-se a expectativas exageradas da pessoa – e na maior parte negativas – em relação a si própria, ocasionando pensamentos disfuncionais relacionados ao desempenho e principalmente ao fracasso. Aparece em circunstâncias específicas, como falar em público, fazer testes e provas, responder a questões oralmente em sala de aula, realizar atividades físicas,… Continuar lendo O que é ansiedade de desempenho e como lidar com ela?

O que é abstinência e como ela pode se manifestar?

Abstinência é o ato de se privar de alguma coisa em prol de algum objetivo, como, por exemplo, parar de beber, fumar ou consumir drogas ilícitas, como cocaína, maconha e crack. Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual, etc. No caso da renúncia às drogas, podem haver sérias perturbações… Continuar lendo O que é abstinência e como ela pode se manifestar?

Distorções cognitivas: pensamentos e sentimentos na infância

Estudos identificam que muitas crianças com transtorno de ansiedade apresentam distorções cognitivas. A repetição desse conteúdo depreciativo impacta negativamente nos pensamentos, sentimentos e comportamentos, afetando o bem-estar da garotada, na forma como enxerga o mundo e no seu funcionamento adaptativo. Pensamentos negativos são comuns e todo mundo tem, mas é preciso ter cuidado para que… Continuar lendo Distorções cognitivas: pensamentos e sentimentos na infância

O que é insônia e como combatê-la?

A insônia é um distúrbio de sono que pode afetar o antes, o durante e o depois do momento de dormir. É identificada pela dificuldade de adormecer e de manter o sono ou pelo acordar antes do programado. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), de cada três brasileiros, pelo menos um tem… Continuar lendo O que é insônia e como combatê-la?

Terapia do esquema: intervenções com crianças e adolescentes

Na terapia do esquema com crianças e adolescentes, é destacada a importância da investigação dos estilos parentais e das experiências familiares dos pais ou outros responsáveis que são perpetuadas de geração em geração. Isso porque as necessidades básicas não atendidas em função da falta de experiências adequadas para o desenvolvimento infantil ou o excesso de… Continuar lendo Terapia do esquema: intervenções com crianças e adolescentes