Importância do engajamento dos pais na psicoterapia infantil

O engajamento dos pais na psicoterapia infantil é importante para a eficácia do tratamento. Inicialmente porque é um deles, ou ambos, que identifica a necessidade e busca o atendimento psicológico.

Além disso, a complexidade da interação entre cuidadores e filhos atinge a esfera familiar e individual, podendo contribuir ou prevenir a ocorrência de comportamentos disfuncionais, dificuldades de relacionamento e até mesmo o desenvolvimento ou agravamento transtornos psiquiátricos em crianças.

Portanto o engajamento dos pais na psicoterapia infantil tem papel fundamental, já que a intervenção nas práticas adotadas pelos adultos pode trazer melhoras significativas nos comportamentos dos pequenos.

PARCERIA

A partir do primeiro contato, se estabelece uma parceria entre a família e o terapeuta que será imprescindível para o sucesso do tratamento.

Além disso, ao buscarem auxílio do profissional da saúde mental, os cuidadores assumem responsabilidades, como a manutenção da frequência das consultas, a efetivação do pagamento e o cumprimento das demais combinações feitas conjuntamente. Para tanto, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança.

Geralmente no início do tratamento, é feita uma ou mais entrevistas com ambos ou com um dos pais. Nessas ocasiões, o terapeuta escuta a demanda familiar, faz uma avaliação prévia do caso, esclarece dúvidas, explica como é feito seu trabalho e estabelece combinações.

Nesse momento, é importante que os cuidadores relatem tudo o que considerarem pertinente para que o psicólogo possa ter um entendimento o mais abrangente possível da problemática envolvendo a criança e sua família.

PARTICIPAÇÃO

A participação dos pais é constante durante a psicologia infantil e pode ocorrer de diversas formas: por meio de entrevistas semanais, quinzenais ou mensais com a presença de ambos ou só um deles ou, ainda, com atendimento conjunto da criança com ambos ou somente um dos pais.

Esse contato contínuo com os cuidadores permite que eles se apropriem do processo terapêutico dos filhos, podendo acompanhar a evolução, dando ao psicólogo feedbacks que subsidiarão a intervenção terapêutica.

Cria-se, também, um espaço de escuta para os adultos, em que as questões individuais e familiares podem ser trabalhadas, colaborando para a melhora dos filhos. Não se trata de psicoterapia para os pais, mas do acompanhamento familiar visando o progresso terapêutico da criança.

Havendo a necessidade de atendimento psicológico dos pais, o psicólogo os encaminhará para outro profissional.

A psicoterapia infantil também exige que o psicólogo, muitas vezes, faça intervenções junto a outros profissionais que atendem a criança, como médicos e professores. Elas são sempre realizadas com a ciência e anuência dos pais e, muitas vezes, é solicitado que a família faça a mediação dos contatos entre o terapeuta e os demais profissionais.

ALIADOS

O psicólogo e a família são aliados na psicoterapia infantil. O receio de muitos pais, no entanto, é que que o terapeuta possa julgar ou criticar suas crenças, posturas ou formas de educar os filhos.

Importante destacar, no entanto, que o trabalho do psicólogo não é de julgamento, mas de auxílio, para entender o que se passa com a criança, buscando soluções para os problemas apresentados de forma que ela retome seu desenvolvimento saudável e a família siga sua vida em harmonia.

JOGO

O ‘Jogo das atividades parentais’, de autoria das psicólogas Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa Melo Dantas, foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família.

Nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais. Publicado pela editora RIC Jogos, esse jogo de cartas é recomendado para crianças verbais acima de quatro anos. Pode ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em contextos nos quais seja relevante a avaliação de habilidades parentais. Acesse no site www.ricjogos.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.