Como estudar de forma efetiva e obter resultados sólidos

Como estudar de forma efetiva? Este é um questionamento comum para estudantes que estão no meio acadêmico ou que buscam atingir determinado objetivo, como passar no vestibular ou em um concurso.

O estudo é construído de diversas formas, e muitas pessoas se envolvem, mas não se comprometem com ele, pelos mais variados motivos. E essa falta de comprometimento dificulta resultados eficazes.

Existem diferenças entre estar envolvido e comprometido com o estudo. O envolvimento é a situação na qual a pessoa fica preocupada com várias coisas, principalmente com o externo; ou seja, com o que os outros irão pensar ou de que forma pode demonstrar suas habilidades e seu conhecimento nos estudos.

Já no comprometimento, o foco está fundamentalmente no interno, isto é, a única intenção do indivíduo é estar coerente com as próprias crenças de aprovação, com o único intuito de unir forças a partir de metas viáveis para atingir seus objetivos com seriedade e maturidade.

Envolver-se é inerente ao processo, o mínimo que se exige para estudar. Porém, comprometer-se é ir além, é se entregar de corpo e alma para que, efetivamente, se alcance um estudo pleno e completo.

Autoimposições

Muitas vezes a forma do pensar imperativo, que nada mais é do que o uso daquelas expressões no condicional – “eu deveria” e “eu teria que”, ou seja, a tirania do “deverias” –, são autoimposições extremistas que mais atrapalham do que ajudam nos estudos.

Dessa forma, os pensamentos “interpretam” como a vida deveria ser em vez de considerar como realmente é: que requer disciplina e perseverança e que, inevitavelmente, inclui momentos de empenho.

Quantidade e qualidade

Outro ponto importante que envolve os estudos é a preocupação com a quantidade de horas de estudo, mas não com sua qualidade.

Esse é um fator relevante, pois se observa que, nesses momentos, o pensamento geralmente fica voltado somente para controlar o relógio e cronometrar o tempo e não para a sequência e os conteúdos realmente necessários para se obter uma boa qualidade de estudo. Por isso, é fundamental estabelecer um equilíbrio entre tempo e conteúdo.

Cabe salientar, ainda, que o estudante deve ser realista na organização do seu tempo e conteúdo de estudo, como, por exemplo, não querer ler um livro inteiro em uma noite.

Desorganização e falta de planejamento são alguns dos principais erros nos estudos. Uma boa organização faz toda a diferença. É a soma dos esforços que traz resultados satisfatórios.

Perfis

Cada pessoa tem um sentido que é mais presente na hora de absorver as informações, o que define o perfil do estudante. E os três perfis principais são: visual, auditivo e cinestésico.

Importante destacar que, ainda que alguém tenha um perfil predominante, os outros dois estão presentes em menor proporção.

O estudante com perfil visual é aquele que tem maior estímulo pela visão. Por isso, na hora de estudar, precisa fazer anotações mais detalhadas, com maior uso de cores e símbolos que facilitem a compreensão.

Já o perfil auditivo é aquele em que o aprendizado ocorre de forma mais fácil quando a audição é estimulada. Sendo assim, o estudante necessita de estímulos sonoros.

Para estudar de forma efetiva e obter resultados sólidos, o ideal é que o estudante estimule mais seu perfil predominante. No entanto, para potencializar o aprendizado, os outros sentidos não devem ser menosprezados.

Ferramenta

‘Dicas de estudo –100 cards para aumentar a qualidade dos seus estudos’, de autoria do psicólogo Fernando Elias José e publicada pela editora RIC Jogos, é uma ferramenta que ajuda a aprimorar a capacidade de memorização e organização dos estudantes.

Trata-se de um livro em formato de caixinha contendo 100 cartas com frases ou perguntas que ajudam a pessoa a estudar de forma efetiva, aumentando a qualidade dos estudos e, consequentemente, levando a resultados plenos.

Pode ser jogado sozinho ou em grupo nos contextos familiar e terapêutico. Tem como público-alvo adolescentes (a partir dos 12 anos) e adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.