Habilidades sociais: estratégias de promoção em todas idades

O estímulo às habilidades sociais é apontado como fundamental para as diferentes fases do desenvolvimento das pessoas, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. Essas capacidades contribuem para uma maior adaptação às demandas próprias de cada faixa etária e de diferentes contextos.

Diferentemente do que muitos pensam, as habilidades sociais não são um traço da personalidade, mas sim comportamentos. Portanto todos podem aprendê-las e/ou aprimorá-las.

A maior parte desse aprendizado e/ou aprimoramento ocorre nas interações com as outras pessoas. Há situações que reforçam esses comportamentos tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo.

De toda forma, o ser humano é capaz de refletir sobre suas posturas e condutas de modo a criar novas formas de pensar e agir. Portanto é plenamente possível desenvolver uma nova habilidade social, assim como melhorar outras.

DICAS

De forma resumida, as habilidades sociais englobam se expressar bem, não julgar, praticar empatia, ouvir o outro, administrar emoções, ter paciência, respirar fundo antes de falar quando se está com raiva, pensar positivo, ser assertivo e saber negociar.

Para se manifestar verbalmente de forma equilibrada, por exemplo, uma dica importante é escolher o momento adequado para falar, pois nem sempre será a hora perfeita.

Saber ouvir também está entre as habilidades sociais necessárias. Significa prestar atenção ao conteúdo da mensagem de alguém e compreender suas reais intenções.

Responder sempre às perguntas recebidas é outra dica importante, pois, mesmo que a resposta exata não esteja disponível no momento, a ação gera proximidade com o outro de maneira a encerrar uma conversa ou encontro da forma correta.

EMPATIA

A empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, é mais uma das habilidades sociais a serem desenvolvidas ou aprimoradas no dia a dia. Possibilita entender as motivações de alguém e as suas necessidades.

Valorizar e agradecer pela ajuda recebida de alguém também é vital para conduzir relações sociais saudáveis, porque demonstra a quem ajudou a importância e o significado de tal ação.

O desenvolvimento ou aprimoramento das habilidades sociais inclui, ainda, reconhecer os erros, pois admitir falhas é uma atitude que faz a pessoa crescer individual e coletivamente.

Lidar com as críticas de forma equilibrada é outro valioso aprendizado. O erro de muitas pessoas é que elas rendem suas emoções aos comentários, acreditando que são ataques pessoais. No entanto, quando colocadas de maneira adequada, as críticas ajudam a enxergar erros e acertos.

Estar disposto a encarar e solucionar os problemas que se apresentam também são importantes posturas, que levam a outras pessoas a se sentirem motivadas a fazerem o mesmo.

As habilidades sociais a serem praticadas incluem, ainda, a tomada de decisões. É preciso evitar ficar em cima do muro com medo de se decidir sobre alguma situação. Quanto mais a questão for adiada, maior será o esforço para lidar com ela. Sem contar que outras pessoas podem depender dessa resposta para se movimentar.

AMIZADES

Valorizar as amizades verdadeiras e buscar a companhia de pessoas que agreguem também são ações necessárias para o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades sociais.

Aproximar-se de pessoas construtivas e que são importantes do ponto de vista pessoal e profissional é outra atitude que impacta no comportamento dos indivíduos no seu cotidiano, na sua produtividade e na conquista de seus planos. E ajuda a lidar com solidão, ansiedade, depressão e até vícios.

Por sua vez, praticar a humildade serve para se colocar em postura de constante aprendizado com o mundo e com as pessoas.

TREINAMENTO

O treinamento das habilidades sociais citadas e de várias outras consiste em trabalhar cada uma na qual se tem mais dificuldade de forma dinâmica e didática. Para isso, diferentes ferramentas podem ser utilizadas, seja em casa, na escola, no trabalho ou na terapia.

Um dos recursos lúdicos disponíveis para diferentes idades é o jogo de tabuleiro e cartas ‘Socialize-se – Desafios Sociais’, de autoria das psicólogas Andressa Henke Bellé e Elisabete Schuh e publicado pela RIC Jogos.

Trata-se de um jogo de sorte, inteligência e, principalmente, habilidades sociais. Com ele, é possível treinar tais capacidades para se relacionar melhor com as outras pessoas, sabendo como expressar as necessidades e vontades sem magoar os outros. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer amigos e construir vínculos.

O jogo ‘Socialize-se – Desafios Sociais’ está disponibilizado no portal RIC Jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.