Ferramentas para diminuir a procrastinação

Embora a procrastinação afete todas as pessoas em algum momento da vida, ela é um problema crônico para 20% da população, chegando a interferir na vida pessoal, profissional e acadêmica. Deixar de procrastinar não é uma tarefa tão simples, mas é possível. Para combater esse mal, algumas ferramentas que otimizam a gestão do tempo, dos pensamentos e das emoções são muito úteis.

A procrastinação se refere ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou de uma tomada de decisão. Vem acompanhada de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação. Trata-se de um comportamento que pode gerar prejuízos significativos na qualidade de vida das pessoas.

MÉTODO

Um dos erros ao começar a executar uma tarefa importante é ficar o tempo todo pensando em como será gratificante vê-la concluída. Dessa forma, as pessoas acabam por fazer trabalhos não tão bons como gostariam e por ficar insatisfeitas o tempo todo antes de chegarem ao fim.

Por isso, é importante aproveitar o processo de cada atividade importante e encontrar o prazer nas tarefas pequenas que levam até a conclusão. Uma forma de fazer isso é a partir da Técnica Pomodoro, desenvolvida na década de 1980 pelo então estudante italiano e hoje consultor de negócios Francesco Cirillo.

Baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental, o método consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos separados por breves intervalos.

APLICATIVOS

A tecnologia também pode ser uma forte aliada no combate à procrastinação. Hoje existem diversos aplicativos para dispositivos eletrônicos que ajudam tanto a manter o foco quanto a organizar os afazeres.

Entre eles, está o Focus To-Do, que inclusive auxilia a colocar em prática a Técnica Pomodoro. Nele, além de poder definir o tempo para execução das atividades, é possível organizar a agenda de trabalho, configurar lembretes e criar listas de tarefas.

Por sua vez, o AppBlock ajuda a evitar distrações durante o trabalho, permitindo que as notificações e a abertura de determinados aplicativos sejam bloqueadas.

Já com o aplicativo Todoist, é possível gerenciar listas de tarefas, sincronizando-as em diferentes dispositivos. Entre suas funções, também estão a delegação de tarefas para outras pessoas, a definição de lembretes de prazos, o acompanhamento da produtividade e a definição de prioridade.

CARDS

E quando o assunto é o gerenciamento dos pensamentos e a regulação das emoções, um importante recurso que pode ser utilizado no contexto familiar ou clínico são os cards ‘Antiprocrastinação’, material de autoria do psicólogo Fernando Elias José e publicado pela editora RICard’s.

Composta por 100 cartões de orientação e enfrentamento, a ferramenta tem como objetivo auxiliar na identificação e no combate da procrastinação e, por consequência, no aumento de qualidade de vida das pessoas que têm o transtorno. Pode ser utilizada de diferentes maneiras, com o papel de aperfeiçoar o processo psicoterapêutico e as relações interpessoais.

Os cards ‘Antiprocrastinação’ podem ser adquiridos no site da RIC Jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.