O que é ansiedade de desempenho e como lidar com ela?

A ansiedade de desempenho refere-se a expectativas exageradas da pessoa – e na maior parte negativas – em relação a si própria, ocasionando pensamentos disfuncionais relacionados ao desempenho e principalmente ao fracasso.

Aparece em circunstâncias específicas, como falar em público, fazer testes e provas, responder a questões oralmente em sala de aula, realizar atividades físicas, subir no palco, entre outras. Pode ocorrer em qualquer situação na qual o indivíduo sinta que está sendo avaliado por outras pessoas.

A ansiedade de desempenho apresenta sintomas físicos e psicológicos, como tremores, insegurança, pavor de cometer erros, humilhação, vergonha de não ser “perfeito” perante uma plateia, grande preocupação com o que as pessoas pensam, medo de decepcionar os outros, preocupações em parecer “esquisito” ou “estúpido”, ruminação constante ou pensamento circular.

Crenças disfuncionais

Quando as pessoas ficam assustadas e se sentem atacadas, elas tentam defender-se. Infelizmente, a luta pode transformar-se em ataques a si próprias.

Para mudar essas crenças disfuncionais relacionadas à ansiedade de desempenho, é importante ensinar o indivíduo a se conhecer e a desafiar seus pensamentos. Ajudá-lo a perceber quais são as evidências contra e a favor dos pensamentos, quais ganhos ele tem e qual a melhor estratégia de mudança.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma solução que tem se mostrado eficaz em ajudar as pessoas a compreenderem o que é a ansiedade de desempenho e as suas manifestações, a identificar formas negativas e irrealistas de pensar, aprender estratégias para controlar a sintomatologia, diminuindo o desconforto físico e mental.

A psicoeducação é uma ferramenta fundamental na TCC, pois ensina o paciente a entender a abordagem psicoterapêutica, assim como seus próprios pensamentos, sentimentos, comportamentos disfuncionais e principalmente como transformá-los de forma assertiva.

Ferramenta

Nesse processo, a ferramenta ‘Saber de si: 100 perguntas para compreender a ansiedade’ auxilia terapeuta e cliente na identificação da intensidade da ansiedade, o que contribui para que seja traçada uma estratégia para o manejo das emoções e a resolução de problemas.

De autoria da psicóloga Jéssica Constantino de Paula e publicado pela editora RIC Jogos, o material foi pensado para adolescentes e adultos com o intuito de mostrar a eles de uma forma descontraída que é possível lidar com a ansiedade e, mais ainda, ensiná-los como não duvidarem de suas capacidades, relembrando seu potencial.

Além de facilitar a expressão de emoções reprimidas e o diálogo sobre questões difíceis, os cards têm como objetivo principal mostrar ao sujeito de forma lúdica que não há motivos para ele duvidar de sua capacidade, assim como lembrá-lo de seu potencial para superar todas as adversidades.

A regra é se permitir expressar as emoções e os pensamentos reprimidos respondendo às perguntas, compreendendo os gatilhos e, principalmente, descobrindo um mundo de novas possibilidades.

A partir das respostas do paciente, o terapeuta desenvolve um plano de ação para ajudá-lo a lidar melhor com as emoções e situações preocupantes e reavaliar os pensamentos constantemente, auxiliando na reestruturação cognitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.