O que são habilidades sociais e qual sua importância?

As habilidades sociais são um conjunto de comportamentos e hábitos observáveis e de pensamentos e emoções que promovem a comunicação eficaz, os relacionamentos satisfatórios e o respeito entre as pessoas.

Na prática, são as competências necessárias para interagir com os outros de acordo com as regras de boa convivência e civilidade, seja no âmbito familiar, social, acadêmico ou profissional.

Tais capacidades são fundamentais, porque também proporcionam bem-estar e qualidade de vida, além de facilitarem o desenvolvimento e a manutenção de uma autoestima saudável.

Por outro lado, os indivíduos com poucas habilidades sociais podem sentir com frequência estresse, desconforto e emoções negativas, como frustração, raiva, sensação de rejeição ou desvalorização. E são mais predispostos a desenvolverem distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.

Dimensões

Para definir um comportamento hábil, três dimensões devem ser levadas em consideração: a comportamental, que se refere ao tipo de habilidade social; a pessoal, ligada às variáveis cognitivas; e a situacional, vinculada ao contexto ambiental.

Nesse contexto, existem diferentes tipos de habilidades sociais. As básicas são as primeiras que as pessoas adquirem e fundamentais para se iniciar, manter e finalizar uma comunicação.

Já as habilidades sociais avançadas são aquelas que os indivíduos aprendem depois de adquirirem as básicas. Entre elas, estão saber compartilhar uma opinião, ser assertivo, saber pedir ajuda, pedir desculpas, dar e seguir instruções.

Por sua vez, as habilidades sociais emocionais são intimamente ligadas ao gerenciamento e à identificação dos sentimentos e das emoções. Estão entre elas, portanto, saber identificar e expressar sentimentos e emoções, empatia e respeito.

As habilidades sociais de negociação são aquelas que promovem o gerenciamento dos conflitos de uma forma adequada. Incluem negociação, resolução de conflitos, altruísmo e compartilhamento com os outros.

E as habilidades sociais de organização são importantes para estruturar o dia a dia das pessoas corretamente, evitando estresse, ansiedade e outros aspectos negativos. Entre elas, encontram-se a capacidade de tomada de decisões e de ordenamento.

Cards

A boa notícia é que as habilidades sociais podem ser aprendidas. Um recurso que contribui para isso, seja no contexto familiar ou terapêutico, em dinâmicas ou brincadeiras, é o jogo ‘Habilidades sociais – 100 cards’, de autoria do psicólogo Bruno Luiz Avelino Cardoso e publicado pela editora RIC Jogos.

Trata-se de uma caixinha com 100 cartas com variadas frases divididas em conjuntos de habilidades que auxiliam na identificação dessas competências e na reflexão sobre como é possível desenvolvê-las. Pode ser utilizada por crianças a partir dos dez anos, adolescentes e adultos de todas as idades.

As classes de habilidades sociais contempladas são assertividade; autocontrole e automonitoria; expressão de afeto e intimidade; manejo de conflitos e resolução de problemas; civilidade e valores de convivência; comunicação; expressão de solidariedade; coordenação de grupos e falar em público; fazer, manter e encerrar amizades.

O jogo contém, ainda, um cartão psicoeducativo (instrutivo) para que as pessoas possam compreender, de modo simplificado, o que são habilidades sociais e competência social. E dispõe de material de apoio em anexos digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.