Qual a importância da espiritualidade no cotidiano?

A espiritualidade pode ser definida como uma dimensão da humanidade expressa por crenças, valores ou práticas. Representa a busca do indivíduo por conexão e transcendência, seja por meio de amigos, família, trabalho, animais, natureza ou qualquer coisa considerada sagrada.

Espiritualidade tem a ver com propósito e sentido. É um grande ato de conexão entre o ser humano e o divino. É a busca da pessoa por um reencontro com a sua essência, conectando-se com algo maior que si mesma.

Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada à manutenção e ao fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos científicos nas últimas décadas que apontam benefícios diretos, como redução de estresse, ansiedade e depressão, do uso de substâncias e de tentativas de suicídio.

Qualidade de vida e valores

Tais pesquisas também apontam melhor qualidade de vida e prognóstico psiquiátrico, bem como aumento da expectativa de vida em até sete anos e diminuição do estresse oxidativo, contribuindo para enfrentamento de neoplasias e doenças degenerativas.

Além disso, há diversos impactos indiretos da espiritualidade, como aumento da resiliência para lidar com os desafios da vida, do convívio social e de uma visão positiva do mundo.

Da mesma forma, a espiritualidade ajuda o indivíduo na identificação dos próprios valores e na apreciação dos valores do outro. Pessoas espirituais são mais altruístas, compassivas e perdoadoras, porque acreditam que todos estão conectados por um poder maior e que essa conexão é baseada no amor e na compaixão.

Como buscar

Não existe uma fórmula ou um manual que desperte a espiritualidade. Essa é uma questão de prática e concentração de cada um no seu propósito e pode funcionar de formas distintas para cada pessoa.

Ficar quieto e aprender a acalmar a mente estão entre as coisas mais simples e poderosas que podem ser feitas para o indivíduo se sentir em contato com sua verdadeira natureza.

A meditação é uma forma de eliminar pensamentos estressantes e perturbadores para que a pessoa possa estar presente, mais calma e consciente de seu ambiente.

Mindfulness ou atenção plena, além de manter o sujeito ciente de onde está e do que está fazendo, promove benefícios no tratamento de várias condições psicológicas, ajudando a lidar com emoções negativas e com a dor física.

Outra forma de buscar espiritualidade é entender quais valores são importantes para a vida. A gratidão, por exemplo, amplifica as coisas e lembra a pessoa de que é abençoada pelo que já tem. Fazer diferença na vida do outro também aumenta o senso de propósito e significado.

Ferramenta

‘Espiritualidade no dia a dia – 100 cards para entender o papel da espiritualidade na vida’, de autoria do psicólogo Benomy Silberfarb, é uma ferramenta para compreender o papel da espiritualidade na vida, na família, no trabalho.

Publicado pela editora RIC Jogos, o livro em forma de cartas apresenta frases/informações com as quais as pessoas podem se familiarizar e, de alguma forma, desmistificar certas distorções a respeito de algo tão natural e necessário para o enfrentamento das dificuldades no cotidiano.

Direcionado ao público acima dos 18 anos de idade, o recurso pode ser utilizado nos contextos familiar e clínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *