Transtornos de Ansiedade: prejuízos às habilidades emocionais e cognitivas

Transtornos de Ansiedade são distúrbios de saúde mental caracterizados pelo excesso de aflição, preocupação ou medo. Essa reação desproporcional à situação real traz prejuízos cognitivos, emocionais, fisiológicos e comportamentais que interferem na funcionalidade dos indivíduos e, consequentemente, na sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Dificuldade de concentração e tomada de decisão e preocupações excessivas estão entre os principais sintomas cognitivos dos Transtornos de Ansiedade. Já os emocionais incluem tristeza, nervosismo, irritabilidade. Por sua vez, os principais sintomas fisiológicos englobam coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares e insônia. E os comportamentais são impulsividade, agressividade e fala acelerada.

Os Transtornos de Ansiedade, portanto, podem afetar a vida das pessoas em muitos aspectos, trazendo consequências em casa, no trabalho, nos estudos, nas relações interpessoais como um todo e também no organismo. Tudo isso contribui para a piora do quadro ansioso.

FAMÍLIA

O desgaste nas relações familiares ocorre em função da maneira como a pessoa ansiosa demonstra suas emoções e se comporta. Como ela vê as coisas de forma negativa, tem dificuldade de buscar novas evidências sobre os fatos, gerando brigas e conflitos.

E como se sente menos feliz, briga com mais frequência, pois não consegue se fazer entender pelo parceiro, além de o impedir de participar em atividades normais do dia a dia. Portanto quem convive com indivíduos portadores de Transtornos de Ansiedade em casa se sente sobrecarregado, exausto e estressado por ter que assumir tarefas que eram deles.

RELAÇÕES SOCIAIS

Para quem tem Fobia Social, situações sociais comuns e cotidianas causam tanta ansiedade, medo e autoconsciência que o isolamento parece ser um alívio. O indivíduo pode nem mesmo ser capaz de comer com amigos ou fazer compras no supermercado, muito menos ir a uma festa e estar cercado por estranhos.

Consequentemente, um crescente isolamento social afeta drasticamente os relacionamentos em todas as esferas da vida, incluindo a família, a escola e o trabalho. Indivíduos com Fobia Social também podem tentar reduzir o impacto de seus sintomas através do uso de álcool, outras substâncias que causam dependência e medicamentos prescritos.

DESEMPENHO ACADÊMICO

A ansiedade também pode afetar muito o desempenho acadêmico, porque prejudica a capacidade de atenção, interpretação, concentração e a memória de uma pessoa, dificultando o aprendizado e a retenção de informações.

Além disso, a pessoa ansiosa está constantemente procurando e focando sua atenção nas possíveis ameaças. Isso afeta não só o desempenho escolar, como também as relações sociais no ambiente acadêmico, o que pode levar ao estresse e à depressão.

PROFISSÃO

Ter um Transtorno de Ansiedade pode causar, ainda, um grande impacto no local de trabalho. Isso porque indivíduos ansiosos comumente têm dificuldades para lidar com adversidades, definir e cumprir prazos, manter relações pessoais, gerenciar pessoas, participar de reuniões e fazer apresentações.

Como eles focam sua atenção em possíveis ameaças, como já mencionado anteriormente, fica difícil manter o foco no trabalho, o que leva a uma queda de desempenho na entrega de resultados.

Um dos maiores impulsionadores do desempenho no trabalho é o relacionamento interpessoal. No entanto pessoas com Transtornos de Ansiedade são mais propensas a se desviarem de seus colegas na esperança de evitar conflitos interpessoais.

Além disso, podem até recusar uma promoção ou outra oportunidade porque envolve viagens ou falar em público. Também são propensas a darem desculpas para sair de festas no escritório, almoços de funcionários e outros eventos ou reuniões com colegas de trabalho. Os sintomas de ansiedade podem ser tão graves que tornam difícil para os ansiosos conseguirem ou manter emprego, o que pode causar sérios problemas financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.